Relembre todos os GPs do Wave Festival 2019
Os cases “Tagwords”, criado pela Africa para a Budweiser e “Goleiro Distraído”, criado pela Tech and Soul para o Uber, foram os mais premiados da edição
Renato Rogenski
2 de março de 2020 - 18h30
Futebol e música são duas paixões que rompem fronteiras. Ambas serviram como pano de fundo para as duas campanhas mais premiadas do Wave Festival do ano passado. Criada pela Africa para a Budweiser, “Tagwords” ganhou o Blue Wave e dois Grand Prix, um deles em Media e o outro em Print & Publishing, além de dois Ouros em Direct e Outdoor. Desenvolvida pela Tech and Soul para o Uber, “Goleiro Distraído” foi condecorada com o GP em Outdoor e Branded Content & Entertainment, além de um Ouro em PR e outro em Brand Experience & Activation.
Os dois trabalhos têm em comum a capacidade de executar uma ideia que utiliza aspectos da cultura popular para gerar assunto e conquistar mídia espontânea. Tagwords faz o casamento entre a sinergia histórica que Budweiser tem com a música, ao mesmo tempo em que utiliza a tecnologia e o comportamento de hiperconexão dos consumidores para associar a marca com momentos icônicos. A campanha espalhou peças de mídia impressa e OOH por São Paulo, com palavras que estimulam o consumidor a realizar uma busca no Google e, dessa forma, descobrir a relevância da marca neste contexto histórico.
Já a campanha “Goleiro Distraído” foi realizada ao vivo, durante uma partida de futebol entre Athletico-PR e Atlético-MG no Campeonato Brasileiro de 2018. Quando a bola estava prestes a rolar, o goleiro Santos, do Athletico, tomou uma atitude inesperada: olhou o celular segundos antes da partida começar, um ato atípico para o principal responsável pela segurança do time em campo e que poderia prejudicar seu desempenho ao longo do jogo. O assunto ganhou rapidamente as redes sociais, fóruns de debate na web e mídia espontânea nos mais diversos veículos, antes que a agência, o Uber e o clube revelassem a verdade: o episódio tinha o objetivo de conscientizar o público para um trânsito mais seguro durante o Maio Amarelo.
Em 2019, apenas as categorias Digital Craft, Direct, Film Craft, PR, Radio & Audio e Social change não receberam Grand Prix dos jurados. Confira abaixo todos os GPs:
Blue Wave, Media e Print & Publishing – TagWords, da Africa para a Budweiser
Branded Content & Entertainment e Outdoor – Goleiro Distraído – da Tech and Soul para o Uber
Brand Experience & Activation – Tapete da acessibilidade – da GTB para a Ford
Design – The Waste Measure – da Cheil Brasil para o Greenpeople
Digital – Endless Stories – da AlmapBBDO para a Getty Images
Film – The Endless Ad – da Wieden + Kennedy para a P&G
Industry Craft – The 9’58 Biography – da BETC para a Puma
Mobile – Anúncio Grelhado – da David para o Burger King
https://www.youtube.com/watch?v=bFO69EPiJ-U
Social & Influencer – The Neymarless Sponsorship, da AlmapBBDO para a Gol
Temas
Burger King
Africa
David
Getty Images
Uber
Gol
Wieden + Kennedy
GTB
Old Spice
Budweiser
Cheil
Greenpeople
Ford
tech and soul
almap
Digital
Social Change e Social & Influencer
Radio & Audio
Branded Content & Entertainment
Mobile
print & publishing
Industry Craft
Media
Digital Craft
Film
brand experience & activation
Wave Festival
outdoor
publicidade
Direct
PR
Design
Blue Wave
campanhas
Prêmios
Film Craft
Grand Prix
Veja também
-
Wave Festival cancela edição 2020
Edição de 2021 terá o período de veiculação ampliado, para que os trabalhos deste ano possam participar da premiação
-
Wafe Festival confirma novas datas
Evento vai acontecer entre os dias 4 e 6 de agosto e as inscrições agora vão até o dia 23 de junho no prazo regular e 7 de julho no deadline estendido
Patrocínio